A construção da imagem de um candidato
- Ney Junior
- 9 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun.
Ações e cuidados de quem busca um cargo público nas eleições

Quem pretende candidatar-se a um cargo público, seja no Legislativo ou no Executivo, necessita de uma série de ações para que a sua imagem transmita confiança e credibilidade pública, a fim de atrair de maneira sólida potenciais eleitores.
O processo eleitoral inicia-se, normalmente, no dia seguinte à posse dos eleitos no ano anterior. Cerca de 12 a 18 meses antes da eleição, já é possível cogitar sua pré-candidatura, elaborar a plataforma de campanha e definir a que grupo social, político e econômico representará. Caso opte por um prazo de apenas seis meses, o trabalho aumenta significativamente, se o pré-candidato não tiver notória inserção pública.
Quem se posiciona, se diferencia
A partir daí, começa a construção de sua imagem, junto à sua equipe de comunicação e marketing, composta por marqueteiros, jornalistas, publicitários, assessores de imprensa e/ou relações públicas. Estes profissionais cuidarão das estratégias para identificar os seus diferenciais e convertê-los em um número suficiente de votos para atingir a meta de eleição.
Para isso, o candidato deve participar mais ativamente das redes sociais, onde mostrará quem realmente é como ator social, conciliar suas pautas com as de seu partido, buscar articulações políticas, além de utilizar uma das ações mais ignoradas por candidatos, mas que é determinante em boa parte do processo eleitoral até a votação: ouvir as demandas daqueles que pretende representar.
O posicionamento sobre os temas cotidianos, seja nas redes ou nas mídias tradicionais, ainda que desagrade a uma parcela de seu público, é essencial. Atrai potenciais eleitores e sintoniza-o com quem pretende representar no pleito a seguir. Quem aponta soluções, segundo diversas pesquisas, tem mais chances de se eleger, pois o eleitor sente-se representado de maneira mais concreta.
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